Onde está o “lucro”?

image3

Convidei o Tomé a fazer comigo as actividades do Kit de Growth Mindset, que é como quem diz a fazer comigo umas quantas actividades que nos ajudam a transformar a nossa forma de pensar. De um fixed mindset criar um growth mindset, transformar uma mentalidade fixa, numa mentalidade de crescimento.

O final do ano pareceu-me a altura certa para reflectirmos em conjunto sobre a forma como pensamos… O que também me pareceu uma ideia excelente é que os exercícios são em inglês, permitindo treinar um pouco mais a língua. Ele aceitou e começámos hoje!

O primeiro exercício pede que encontremos a correspondência entre frases de um tipo de mentalidade e outro.

Fomos fazendo as várias correspondências, sem tecermos grandes considerações e com o desafio extra da língua estrangeira.

A última frase era “I made a mistake” a que fizemos corresponder a frase de mentalidade de crescimento “Mistakes help me to learn”.

TOMÉ – Espera aí! Para mim esta é a frase que traz mais lucro! Quando pensas que fizeste um erro estás a ir mesmo muito lá abaixo… Se pensares que os erros servem para aprender, o lucro é brutal… Vou fazer-te um desenho!

image2

Partilhei com ele que frases ressoavam mais em mim como “I’m not good enough” com “I’m not good at this yet!”. Acrescentar o ainda cria em mim a consciência da real possibilidade da coisa. Seja ela qual for!

CATARINA – Posso escrever sobre isto?

TOMÉ – Sim. Senti-me tão filosófico!

Deixe um comentário